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Diwali

Diwali. Celebração das luzes. Festa rija hindu em terra de vacas sagradas… ou em outros locais.

Enquanto vivi em Londres no anos 90 fui insistindo, eu com a minha costela indo-europeia herdada do lado Pregal, em ir sempre passar um dos dias desta festa em Southhall. Para quem não conheça é quatro paragens na British Rail depois do fim ocidental da tube Central Line. Local onde os indianos chegados no intuito de ajudar à reconstrução de um Reino Unido pós-blitzkrieg foram assentando praça (é mega perto de Heathrow). Eu era aquele “afonsinho” em terras de Raj que pedia extremely hot ao almoço, ao ponto do pessoal da cozinha vir cá para fora ver quem era o freak que gostava tanto de picante, e que depois ficava até às tantas em festa pelo neighbourhood.

Esta minha Music for the Weekend começou exactamente quando tivemos de nos confinar naquele segundo fim de semana em Março deste ano e regressa agora exactamente quando temos de voltar a perder mobilidade social, essa tão grande riqueza dos nossos tempos.

Começo lógicamente com Rahul Dev Burman (27 Junho 1939 – 4 Janeiro 1994), compositor par excellence do cinema de Bollywood que em coisa de mais ou menos 30 anos fez scores para 331 filmes. Nascido em Calcutá do casamento do compositor Sachin Dev Burman com a sua letrista Meera Dasgupta, cedo ganhou o nickname de Pancham, porque quando criança os seus choros eram sempre avaliados como que em Sol, quinta nota da escala e com esse nome na lingua hindustani. Aos 9 anos de idade escreveu a sua primeira canção, Aye meri topi palat ke aa, que o seu pai rapidamente decidiu utilizar na banda sonora do filme Funtoosh.

Sigo logo de seguida para um verdadeiro  clássico, Dum Mara Dum, cantado por Asha Bhosle (nascida em 1933) aqui num disco datado de 2005 em que o incontornável Kronos Quartet revisita algumas canções de Burman interpretadas por Bhosle. Asha que em 1980 acabaria por se casar com Burman e apesar de já não viver com ele quando da sua morte tem uma história que poderia ser argumento de um filme made in Mumbai.

Asha começou a cantar em filmes com a sua irmã Lata Mangeshkar um pouco para ganhar dinheiro para a familia tinha ainda só 10 anos. A estreia seria num filme marati, Mahja Bal, a canção Chala Chala Nav Bala composta por Datta Davjekar. Seria a primeira de 12 mil canções que gravou, o que faz dela a mais prolifica interprete de toda a história da pop mundial (em 2011 o Guiness Book of World Records aferiu-lhe um prémio que atesta exactamente isso).

Sigo, como é habitual, com escolhas para todos os gostos ainda que condicionadas pelo meu: salto por mais uns quantos clássicos cinematográficos, por temas e alguns artistas incontornáveis da pop que esculpiram a minha vida e o meu gosto musical, pelo menos 2 “friconáites” alemães e mais umas coisas que soam incrivelmente “monhé”. Junto a isso a Anoushka Shankar, filha de Ravi e irmã da Norah Jones, junto a isso o Brimful of Asha dos Cornershop, aqui no remix de Norman Cook que transformou a canção que só tinha chegado à posição 60 nos charts no slot number one da tabela inglesa e no sexagésimo lugar da Billboard Modern Rock Tracks nos EUA. A canção é um verdadeiro hino a Asha Bhosle, aqui referida como Sadi Rani, a “nossa rainha” em lingua Punjabi). Acrescento ainda uns quantos nomes mais actuais: Low Volume, Arnold From Mumbai, Shweta Shetty, Ammar 808 e o duo MIDIval PunditZ formado pelos músicos Gaurav Raina e Tapan Raj provenientes de Nova Deli. Passo ainda revista às “indianices” perpetuadas por Bowie, por Stevie Wonder ou pelos Osibisa quando da sua digressão pela India em 1981.

Logo a seguir à escolha dos Monty Python numa escabrosa desconstrução de uma ida ao local indian restaurant destaco o Blue Jay Way, original de George Harrison no album The Magical Mystery Tour dos Beatles, considerada a primeira vez que um sahib ocidental empunhou um sitar na pop contemporânea, mas aqui numa interpretação de Lord Sitar no seu único LP gravado em 1968. A inclusão de uma tema do album Companhia das Indias de Rui Reininho é mais que bem incorporada nesta lista pela beleza cacofónica do tema escrito por João Pedro Coimbra para o bardo nortenho.

É um regresso em beleza, pleno de cor e movimento, mesmo apropriado para alegrar estes tempos sombrios em que vivemos. Por isso mesmo desejo-vos um fim de semana cor de rosa, como descrito pela Diana Vreeland em 1962, o navy blue da India.

NOTA: a imagem desta M4we é uma foto da minha mãe em 1946 sobre um saree muito especial para mim. 

#staysafe #musicfortheweekend

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Diwali. A celebration of lights. A hard’n’heavy Hindu feast from the land of sacred cows… but with the possibility of some sort of frolicking festivity anywhere else in the world.

 While living in London in the 90s, I insisted, with my Indo-European rib inherited from the Pregal side, to always spend one of the days of this party in Southhall. For those unfamiliar, it is four stops on the British Rail after the western final station of the Central Line tube. A place where Indians arriving in order to help the reconstruction of a post-blitzkrieg United Kingdom settled. I felt like an “afonsinho” in lands of the Raj, he who asked for extremely hot at lunch, to the point of the kitchen staff coming out to see who was the freak who loved spicy food so much, and who then stayed until late partying around the neighbourhood.

My first Music for the Weekend was posted exactly when we had to confine ourselves on that second weekend in March of this year and it returns now exactly when we have to lose social mobility again, maybe the greatest wealth of our times.

I begin logically with Rahul Dev Burman (27 June 1939 – 4 January 1994), composer par excellence of Bollywood cinema who in about 30 years wrote scores for 331 films. Born in Calcutta from the marriage of composer Sachin Dev Burman with his lyricist Meera Dasgupta, he soon got the nickname of Pancham, because as a child his cries were always evaluated as if in G, fifth note of the scale and with that name in the Hindustani language.  At the age of 9 he wrote his first song, Aye meri topi palat ke aa, which his father quickly decided to use in the soundtrack of the film Funtoosh.

This immediately leads to a true classic, Dum Mara Dum, sung by Asha Bhosle (born in 1933) here on a disc dated from 2005 in which the inescapable Kronos Quartet revisits some Burman songs performed by Bhosle. Asha, who in 1980 ended up marrying Burman and although she no longer lived with him when he died, has a life story that could be the script for a film made in Mumbai.

 Asha was only 10 years old when she started singing in films with her sister Lata Mangeshkar a little bit to earn money for the family. Her debut would be in a marathi film, Mahja Bal, with the song Chala Chala Nav Bala composed by Datta Davjekar. It would be the first of 12,000 songs she recorded in total, which makes her the most prolific interpreter in the history of pop (in 2011 the Guinness Book of World Records awarded her a prize that attests to exactly that).

I follow, as usual, with an assortment of flavours: I jump from a few more cinematic classics into themes from some compelling pop artists who sculpted my life and my musical taste, at least 2 german freaks and a few more things that sound incredibly “monhé”.  Along with that Anoushka Shankar, daughter of Ravi and sister of Norah Jones, along with that Cornershop’s Brimful of Asha, here with that Norman Cook’s remix that propelled a song that had only reached number 60 in the charts into the number one slot of the English chart and 60th place on the Billboard Modern Rock Tracks in the USA. This track is a true hymn to Asha Bhosle, here referred to as Sadi Rani, “our queen” in Punjabi. I then added a few more current names to the list: Low Volume, Arnold From Mumbai, Shweta Shetty, Ammar 808 and the duo MIDIval PunditZ formed by Gaurav Raina and Tapan Raj, musicians from New Delhi. I also go over the “Indian stylee” perpetuated by Bowie, Stevie Wonder or Osibisa when they toured India in 1981.

 Right after the choice of Monty Python in a blatant deconstruction of a visit to the local Indian restaurant, I highlight Blue Jay Way, original by George Harrison on the Beatles’ The Magical Mystery Tour, considered the first time that a Western sahib wielded a sitar in a pop context, but here in an interpretation by Lord Sitar in his only LP from 1968. The inclusion of a song from the album Companhia das Indias by Rui Reininho is more than well incorporated in this list due to the cacophonic beauty of the theme written by João Pedro Coimbra for the northern bard.

May I call this a return in beauty, full of color and movement, suitable indeed to brighten up these dark times in which we live.  For this very reason I wish you a weekend tecnicoloured in pink, as Mrs Vreeland once said, the navy blue from India.

NOTE: the image of this M4we is a photo of my mother in 1946 against a background of a saree very special to me.

#staysafe #musicfortheweekend

R.D. Burman – Dance Music

Kronos Quartet & Asha Bhosle – Dum Mara Dum (Take Another Toke)

M. Kansara – Indian Dance No.1

Kishore Kumar & Asha Bhosle – Typewriter Tip Tip Tip

Charanjit Singh – Pyar Chahiye Keh Paisa

K.S. Chithra – Kaiyodu Ennai

The Bombay Royale – Bombay Twist

Sapan Jagmohan ft. Mohd. Rafi & Pankaj Mittra – Meri Aakhon Mein Ek Sapna Hai (Edit)

Panjabi MC – Beware of the Boys (Mundian to Bach Ke)

Ghulam Haider – Sindhi Song; I Play Music in the Bazaar

Osibisa – Raghupati Raghava Rajaram (The Joy of Om) Concert Tour India 81

Sammy McWilliams Et Son Orchestre – Lullaby of India

Monty Python – Indian Restaurant

Lord Sitar – Blue Jay Way

MIDIval PunditZ – Piya

Ammar 808 – Geeta Duniki

Cornershop – Brimful Of Asha (Norman Cook Remix Edit)

S. D. Burman feat. Asha Bhosle – Sambhalo Sambhalo Apna Dil

Kalyanji Anandji – Somebody to Love (Edit)

DJ Smokestack – Y.O.G.A.

Arnold From Mumbai – Roots (edit)

David Bowie – Let’s Dance (Club Bolly Extended Mix)

Stevie Wonder – Voyage To India

Guy Pedersen – Indian Pop Bass

S.P. Balasubramaniam & Lata Mangeshkar – Valaiyosai

Sapan & Jagmohan feat. Salma Agha – Sote Sote Adhi Raat

Shankar Ganesh feat. Vani Jairam – Cola Cola Coca Cola

Klaus Doldinger – Sitar Beat

Prem Joshua – Bharata Jazzyam feat. Hina Sorojini

Hakan – Yana Yana feat. Shinata (Bhangra Remix)

Taufiq Qureshi – Ji Ji Rhy (Lejhim Mix)

Asha Bhosle & Mahendra Kapoor – Twinkle Twinkle Little Star

Shah Brothers and Dan the Automator – Bombay 405 Miles

Shweta Shetty – Saajna feat. DJ Suku & MC Logic

The Dave Pike Set – Mathar

Shankar & Jaikishan feat. Iqbal Singh – Bombshell Baby Of Bombay

Low Volume – Sharaabi – (Get Physical Music)

Rui Reininho – Lado B

Anoushka Shankar – Those Words (feat. Shilpa Rao & Ayanna Witter-Johnson)

Kalyanji Anandi – African Dance

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