#074
Cardinal (#;)
Eis-nos de volta a estas viagens semanais na senda de encontrarmos novos trilhos quer para velhas trilhas da pop quer para novidades que vão passando pelos buracos cada vez mais largos das redes da nossa percepção.
E admito que como ponto de partida esta semana escolhi bem fundo no baú: a “raínha do Samba” Clara Nunes com Canto Das Três Raças; o português Stereoboy e um Bubble quinze editado pelo Luis Salgado em 2019; a Orquesta Richard Egües num salsero Treinta Y Dos; Sechsunddreißig do ucraniano Ruslan Troknyuk que assina como Zippy Kid ou ainda o coreano Kim Jin Pyo com 서른일곱, faixa do album JP7. Preferi “contar” com alguns dos grandes craques, como o senhor Paul Weller a cantar 7 & 3 Is The Strikers Name em vez de escolher o excelente mas mais que óbvio 7 Seconds de outro grande artilheiro, Youssou N’Dour dessa vez em dueto com Neneh Cherry. Weller usou esta tempestuosa colaboração com Kevin Shields dos My Bloody Valentine para lançar o seu décimo album Wake Up The Nation.
A maior parte da escolha não só é sequencial como é também literal, ou seja se a décima música é o Alain Souchon afirmando J’Ai Dix Ans, sete posições à frente Behroze Chatterjee canta Sweety Seventeen numa banda sonora de Bollywood enquanto a trigésima música traz-nos o Chuck Berry com Thirty Days. Os trintas tem, logicamente, uma piscadela ao conceito meio nebuloso do thirty something: Telly Savalas, o actor mais conhecido pelo seu papel na série Kojak com Looking Back at Thirty e um pouco mais à frente José María Sanz Beltrán, conhecido na vizinha Espanha como Loquillo e que aqui aborda os Treinta Y Tantos com ajuda dos Trogloditas…
Tipos duros qué nunca
fueron blandos,
mujeres solas
esperando un extraño,
tipos duros
y se quedaron helados,
mujeres solas
llegaron tarde al reparto.
Te preguntaste, cómo?
y descubriste, cuándo.
Te preguntaste, cuando?
y respondiste, treinta y tantos.
La fiesta ha terminado
y tienes treinta y tantos.
Outras escolhas não são assim tão lineares, da escolha do clássico 2-4-6-8 Motorway pela Tom Robinson Band logo em segundo lugar, passando pelo backflip profissional de 9 to 5 na voz de Dolly Parton. Tudo em nome de um certo tipo de hegemonia numeral.
Nascida de uma observação em relação às memórias de guiar de volta a Londres depois de concertos com a sua anterior banda, os Café Society: “by the time our van hit the last stretch of M1 into London the motorway sun really was coming up with the morning light” o primeiro single da TRB, apesar de ter estado nos tops ingleses durante nove semanas, sofreu da decisão de Robinson não querer incluir esta canção no lançamento do seu primeiro album, Power in the Darkness.
Em contrapartida, numa entrevista ao programa 60 Minutes, Parton explicou um dia a improvável inspiração para este seu enorme sucesso, as suas unhas. Ela usava na altura umas bem compridas unhas postiças e descobriu que ao esfregá-las conseguia criar um ritmo semelhante ao de uma máquina de escrever e, como o filme era sobre secretárias, acabou por usar esse som para compor a música no set das filmagens onde contracenava com Jane Fonda, Lily Tomlin e Dabney Coleman. Dolly chegou mesmo a usar as suas unhas para produzir sons percutivos à mistura com aquele som de campainha que as máquinas de escrever faziam quando se puxava o mecanismo para a esquerda para passar de linha.
Acabo com 40 Boys In 40 Nights da girl group The Donnas. Mesmo que as suas conterrâneas californianas Go-Gos tenham sido das primeiras bandas rock femininas que foram deixando pela estrada fora um rasto de espólio masculino nunca se entretiveram verdadeiramente a contar essas peripécias. Pois eis as Donnas, side project das Electrocute que viria a ser o maior sucesso da carreira de Allison Robertson, Brett Anderson, Maya Ford e Torry Castellano e que cerca de dez anos mais tarde cantavam sobre suas conquistas sexuais em digressão.
O título é um trocadilho sobre os 40 dias e 40 noites da Quaresma, que é comemorada na fé cristã antecedendo a Páscoa. Durante essa época os cristãos muitas vezes abrem mão de certo tipo de indulgências, ou seja, exactamente o oposto do que as Donnas estão para aqui a trautear.
1,2,3,4. Num desejo de fim de semana pleno de cadência, harmonia e um palpite na lotaria.
#staysafe #musicfortheweekend
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Here we are back on these weekly trips in a path to find new trails either for old pop tracks or for some of the novelties that go through the increasingly wide holes in the nets of our perception.
And I admit that as a starting point this week I dug the trunk very deep indeed: the “queen of Samba” Clara Nunes with Canto Das Três Raças; the Portuguese Stereoboy and a Bubble quinze published by Luis Salgado in 2019; the Richard Egües Orchestra in a salsero Treinta Y Dos; Sechsunddreißig by Ukrainian Ruslan Troknyuk who signs as Zippy Kid or even Korean Kim Jin Pyo with 서른일곱, track from his JP7 album. I preferred to “count” with some of the great stars, like Paul Weller singing 7 & 3 Is The Strikers Name instead of choosing the excellent but way more than obvious 7 Seconds by another great scorer, Youssou N’Dour this time in a duet with Neneh Cherry. Weller used this stormy collaboration with Kevin Shields of My Bloody Valentine to release his tenth album, Wake Up The Nation.
Most of the choices are not only sequential but also literal, meaning that if the tenth song is Alain Souchon stating J’Ai Dix Ans, seven positions ahead Behroze Chatterjee sings Sweety Seventeen on a Bollywood soundtrack while the thirtieth song brings us Chuck Berry with Thirty Days. The thirties have, of course, a nod to the somewhat hazy concept of thirty something: Telly Savalas, the actor best known for his role in the tv series Kojak with Looking Back at Thirty and a little further on José María Sanz Beltrán, known in neighbouring Spain as Loquillo and who here addresses those Treinta Y Tantos with the help of his Trogloditas…
Tipos duros qué nunca
fueron blandos,
mujeres solas
esperando un extraño,
tipos duros
y se quedaron helados,
mujeres solas
llegaron tarde al reparto.
Te preguntaste, cómo?
y descubriste, cuándo.
Te preguntaste, cuando?
y respondiste, treinta y tantos.
La fiesta ha terminado
y tienes treinta y tantos.
Other choices are not so linear, from the Tom Robinson Band’s choice of the classic 2-4-6-8 Motorway in second place, through the professional 9 to 5 backflip in the voice of Dolly Parton. All in the name of a certain type of numeral hegemony.
Born of an observation regarding the memories of driving back to London after concerts with his previous band, Café Society: “by the time our van hit the last stretch of M1 into London the motorway sun really was coming up with the morning light”, TRB’s first single, despite having been in the UK charts for nine weeks, suffered from Robinson’s decision not to include this song on the release of his first album, Power in the Darkness.
On the other hand, in an interview with 60 Minutes, Parton explained one day the unlikely inspiration for this huge success, her nails. At the time, she wore really long false nails and discovered that by rubbing them she could create a rhythm similar to that of a typewriter and, as the film was about secretaries, she ended up using that sound to compose the music on the set of the film where she acted opposite Jane Fonda, Lily Tomlin and Dabney Coleman. Dolly even used her artificial fingernails to produce percussive sounds mixing with that ringing sound typewriters made when you pulled the mechanism to the left to go one line further.
I end up with 40 Boys In 40 Nights by girl group The Donnas. Even though their fellow Californian Go-Gos were among the first female rock bands to leave a trail of male booty by the side of the road, they never really entertained themselves by recounting these shenanigans. Well, enter the Donnas, Electrocute’s side project that would become the biggest hit in the careers of Allison Robertson, Brett Anderson, Maya Ford and Torry Castellano and that about ten years later sang about their sexual conquests on tour.
The title is a pun on the 40 days and 40 nights of Lent, which is celebrated in the Christian faith before Easter. During this time, Christians often give up certain types of indulgences, which is the exact opposite of what the Donnas hum in the song.
1,2,3,4. In a desire for a weekend full of cadence, harmony and, maybe, a lucky guess at the lottery.
#staysafe #musicfortheweekend
Patrice Rushen – Number One (12” Version)
Tom Robinson Band – 2-4-6-8 Motorway
Clara Nunes – Canto Das Três Raças
Nana Mouskouri – Quatre Soleils
The Stranglers – 5 Minutes
“Weird Al” Yankovic – (This Song’s Just) Six Words Long
Paul Weller – 7 & 3 Is The Strikers Name
Taco – After Eight
Dolly Parton – 9 to 5
Alain Souchon – J’Ai Dix Ans
Sammy Davis Jr. – Eee-O Eleven
Betty Harris – 12 Red Roses
Dillon – Thirteen Thirtyfive
Bow Wow Wow – Louis Quatorze (Re-Record)
Stereoboy – Bubble quinze
Lou Monte – Sixteen Tons
Behroze Chatterjee & Chrous – Sweety Seventeen
Pete Wingfield – Eighteen With A Bullet
Steely Dan – Hey Nineteen
Green Windows – Vinte Anos
Jack White – Freedom At 21
Dominique A. – Le Twenty-Two Bar
Blonde Redhead – 23
Gene Pitney – Twenty Four Hours from Tulsa
Saint Etienne – Twenty Five Years
The Four Preps – Twenty Six Miles
A Certain Ratio – Twenty Seven Forever
Toni Basil – I’m Twenty Eight (Getting Nowhere)
Christmas Island – Twenty Nine
Chuck Berry – Thirty Days
Dora Lou – Trente-et-Un
Orquesta Richard Egües – Treinta Y Dos
Pierro – Le Trente & Le Trois
Telly Savalas – Looking Back at Thirty
Gaspo Harmônica – Meia Noite e Trinta e Cinco
Zippy Kid – Sechsunddreißig
Kim Jin Pyo – 서른일곱 ft. Kim Yoon Ah
Loquillo Y Trogloditas – Treinta Y Tantos
Alejandro Duran – Cero Treinta Y Nueve
The Donnas – 40 Boys In 40 Nights