#077
Quality Street
(an A-Z of easy daily routes)
Esta semana desligámos o GPS e fomos… por aí, seguindo direcções especificas, coordenadas comprovadas pela pop mundial, “vá sempre em frente, corte na segunda à direita” trocado por um qualquer “Thirty dollars pays your rent / On Bleecker Street, se formos a ligar ao sentido de orientação da dupla Simon e Garfunkel.
Há uns tempos atrás já tinha feito a m4we#051, ligada a um qualquer tipo de SatNav, mas desta virei mais analógico, como os black cab drivers de Londres que tinham de conhecer todas as ruas como da palma da mão se tratasse, ou como um carteiro dos CTT, coitadinho, a tocar à campainha e nós a fumegar, “quem é que raio é a estas horas?”. É uma playlist preocupada com pinpoints especificas em mapas urbanos que já não conhecemos porque deixamos os nossos telemóveis serem os guias e anfitriões de quando olhamos para uma rua.
I don’t like to feel like I’m some fragile package that has to be shipped by high-priority mail and handled with white gloves.
Taylor Swift
Assim a selecção vai-se entrecortando entre desejos, como a Rue de la Paix invocada por Zazie, ou outras locations bem reais como o Hollywood Boulevard, onde as estrelas do grande écran em vez de brilharem no firmamento acabam inscritas no cimento do passeio e onde Mick Jones, depois dos Clash leva os Big Audio Dynamite a degustar verdadeiras iguarias da protecção (in)civil de Tinseltown:
Bukowski wants to talk, but he’s had too much to drink
Threw up in the piano ’cause he thought it was the sink
Little Richard and Sal Dali singing out of key
Both hallucinated, the Sandoz was for free
Podia quase dividir isto por serviços de correio nacionais. Podia não, para efeito de melhor percepção e para ajudar-me a explicar este mindset vou mesmo categorizar os diferentes códigos postais e os indiferentes análogos digitais, inconsequentes embargos judiciais, castigos comportamentais ou até mesmo os rasgos transcendentais que estas canções metem na caixa do correio…
Cá chegou direitinha a encomenda
Pelo ‘expresso’ que parou na Piedade
Pão de trigo e linguiça pra merenda
Sempre dá para enganar a saudade
Espero que não demorem a mandar
Novidades na volta do correio
A ribeira corre bem ou vai secar?
Como estão as oliveiras de candeio?
Rio Grande – Postal dos Correios
Der Deutsche Post: Dalida, uma francesa de origem italo-egípcia aponta direcções para Die Strasse des Lebens enquanto a italiana Gigliola Cinquetti encontra-se Auf der Straße der Sonne. Aparecem os catalães Metropakt que com o tema Neue Strassen conseguiram a proeza de influenciar o nome da banda mexicana com nome alemão de… tadah… Neue Strassen. Ou Oliver Koletzki, DJ e produtor alemão que fundou em 2005 o selo Stil For Talent e que aqui se afigura com Warschauer Strasse, retirada do LP Großstadtmärchen de 2009. E ainda uma Peggy March a cantar In der Carnaby Street, o que até deu que a Carnaby Street cantada pelos Jam ficasse relegada para segunda escolha ou a Troststrasse editada em Maio deste ano pela dupla austríaca Tosca composta por Rupert Huber e Richard Dorfmeister.
La Poste Française: “Et ça grouille et ça vit / Dans cett’ vieill’ rue d’Paris”.
Começa-se com a Rue Lepic no 18e, ali a meio caminho entre Montmartre e a Sacré-Coeur na voz de Patachou, passa-se pela Place Pigalle com ajuda de Maurice Chevalier e pedimos a Yves Montand para nos indicar como chegar ao Faubourg Saint-Martin. O Joe Dassin desvia-nos a direcção até aos Les Champs-Elysées mas é Marc Lavoine que nos tira do centro, levando quem o ouça até à Rue Fontaine, bem lá para cima, em Saint-Denis.
Atrevessando a Mancha deparamos com as proezas do Royal Mail, começando logo em Brixton na Electric Avenue cantada por Eddy Grant em 1982 no album Killer on the Rampage. Devido também à então recente MTV a canção foi um enorme sucesso mundial apesar de versar os riots de 1981 causados por tensões raciais, desemprego e racismo.
Vai-se deambulando por Londres, Gerry Rafferty a cantar Baker Street enquanto Ben Watt e Tracey Thorn olham as montras em Oxford Street e Burt Bacharach pondera como é que alguma vez havia considerado intitular a Bond Street que aparece na banda sonora de Casino Royale (o original de 1967) com o nome de Home James, Don’t Spare the Horses.
So you sometimes go out in the afternoon
Spend an hour with your lover in his bedroom hear old women
Rolling trolleys down the road
Back to 59 Lyndhurst Grove
Jarvis e os seus Pulp encerram Intro – The Gift Recordings, compilação de 1993 com este devaneio à vida pacata enquanto pulando para bem longe, mais concretamente para norte, Salford, lá para os lados de Manchester, cintura industrial sobre a qual em 1980 John Cooper Clarke recitava Beasley Street no LP Snap, Crackle & Bop. Quando da sua edição as estações da BBC decidiram censurar a deixa “Keith Joseph smiles and a baby dies / In a box on Beasley Street” referindo-se o laureado poeta da punk ao baronete Keith Sinjohn Joseph, peça instrumental no desenvolvimento do Thatcherismo.
Atravessemos então uma maior massa aquática, os peixes nunca irão lamber selos e por isso upa para o outro lado do oceano Atlantico, para a cidade de Nova Iorque, onde as ruas não tem nomes e isso até acaba por facilitar as coisas à USPS: Bryan Ferry em Dylanesque a cantar o seu bardo preferido em Positively 4th Street; os Garçons que tocavam com Marie Girard ainda foram fazer o seu mutant disco para outras bandas e assim em 1979 gravavam este 25th Street para a Philips enquanto namoriscavam a ZE Records de Michael Zilkha e Michel Esteban.
Continuando sempre a “nortear” Manhattan vou dos Airily com 42nd Street (Lemongrass Remix) até ao Boss Bruce em Incident on 57th Street editado em 1973 no LP The Wild, The Innocent & The E Street Shuffle. É só um pulinho até à 59th Street Bridge Song dos Harpers Bizarre mas é já uma grande esticada até uma 103rd Street Boys onde o dr. Burroughs é “conduzido” pelos freak brothers Dub Spencer & Trance Hill para editar em 2014 o brilhante William S. Burroughs In Dub. São seis milhas e tal para lá chegar…
O remetente desta semana é Slaughter On Tenth Avenue de Manfredo Fest, teclista, compositor e maestro brasileiro, cego de nascença que aprendeu a ler música em braille e que ainda jovem começou a estudar clássica. Aos 17 apaixonou-se pelo jazz, antes de se envolver na emergente bossa nova proveniente do Rio de Janeiro nos anos sessenta. Em 1967 mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalharia com Sergio Mendes e onde ficou a residir o resto da sua vida. O destinatário é na Blue Jay Way, a norte do Sunset Strip em Los Angeles, numa área conhecida como The Bird Streets.
Sobejamente interpretada por variadíssimos artistas como Bud Shank, Colin Newman, Tracy Bonham e Siouxsie and the Banshees, foi lançada originalmente em 1967 no LP Magical Mystery Tour numa composição de George Harrison, baptizada com o nome de uma rua nas Hollywood Hills, em LA, onde Harrison ficou em Agosto de 1967. A letra documenta a tentativa de encontrar o endereço numas colinas cheias de neblina, enquanto Harrison combatia os avanços do jet lag após o voo de Londres para Los Angeles.
Tal como acontece com várias composições de Harrison desse período incorpora aspectos da música indiana, embora os Beatles tenham usado apenas instrumentação ocidental na faixa, incluindo uma malha de Hammond semelhante a um drone tocada pelo próprio autor. Criada durante o período psicadélico do grupo, a faixa faz extenso uso de técnicas de estúdio como flanging, rotação Leslie e fitas invertidas.
Enquanto alguns críticos descartariam a música como monótona, outros mostraram mesmo admiração pela sua sombria qualidade musical. O website Consequence of Sound chegou mesmo a descrever a canção como “a haunted house of a hit, adding an ethereal, creepy mythos to the City of Angels”. Talvez por causa da sua ligação à metrópole californiana Blue Jay Way foi uma das primeiras faixas dos Beatles que Charles Manson adoptou como base para a sua teoria Helter Skelter que preconizava uma revolução da contra-cultura.
And I love the hate mail I get, the unsigned, misspelled letters I get telling me to go back to Russia or wherever.
Henry Rollins
Vá lá, este fim de semana escrevam um postal, daqueles com direito a selo e tudo e enviem-no para alguém com quem não falem há já muito tempo.
#staysafe #musicfortheweekend
##############################
This week we turn off the GPS and go… away, following specific directions, coordinates proven by the world of pop, “go straight ahead, take the second right” exchanged for some sort of “Thirty dollars pays your rent / On Bleecker Street, if we pay any sort of attention to the direction skills of Simon and Garfunkel.
Some time ago I made m4we#051, that one connected to some kind of SatNav, but this time I turned more analog, like the black cab drivers in London who had to know every street like the palm of their hand, or like a postman, poor soul, ringing our bells as we implode into a “who the hell is it at this hour of the day?”. It’s a playlist concerned with specific pinpoints on urban maps that we might not know anymore because we let our cell phones be guide and host when we look around us.
I don’t like to feel like I’m some fragile package that has to be shipped by high-priority mail and handled with white gloves.
Taylor Swift
Thus, the selection is interspersed with desires, such as the Rue de la Paix invoked by Zazie, or other very real locations such as Hollywood Boulevard, where the stars of the big screen, instead of shining in the sky end up inscribed in the cement of the sidewalk and where Mick Jones, after the Clash took Big Audio Dynamite to taste real delicacies from the (in)civil protections of Tinseltown:
Bukowski wants to talk, but he’s had too much to drink
Threw up in the piano ’cause he thought it was the sink
Little Richard and Sal Dali singing out of key
Both hallucinated, the Sandoz was for free
It could almost split this across national mail services. I could, no, I will, for the purpose of a better understanding and so helping me explain this mindset, I’ll categorize the different postal codes and the indifferent digital analogues, inconsequential judicial embargoes, behavioral punishments or even the transcendental traits that some of these songs put in the mailbox…
Cá chegou direitinha a encomenda
Pelo ‘expresso’ que parou na Piedade
Pão de trigo e linguiça pra merenda
Sempre dá para enganar a saudade
Espero que não demorem a mandar
Novidades na volta do correio
A ribeira corre bem ou vai secar?
Como estão as oliveiras de candeio?
Rio Grande – Postal dos Correios
Der Deutsche Post: Dalida, a Frenchwoman of Italo-Egyptian origin points directions to Die Strasse des Lebens while the Italian Gigliola Cinquetti finds herself Auf der Straße der Sonne. I pick Catalans Metropakt, who with the theme Neue Strassen managed to influence the name of a Mexican band with the German name of… tadah… Neue Strassen. Or Oliver Koletzki, German DJ and producer, founder the Stil For Talent label in 2005 and who appears here with Warschauer Strasse, taken from the 2009 LP Großstadtmärchen. And also a Peggy March singing In der Carnaby Street, a choice which made the Carnaby Street sung by the Jam to be relegated to second choice, or the Troststrasse published in May of this year by Austrian duo Tosca composed by Rupert Huber and Richard Dorfmeister.
La Poste Française: “Et ça grouille et ça vit / Dans cett’ vieill’ rue d’Paris”.
We start with Rue Lepic at the 18th arrondissement, halfway between Montmartre and Sacré-Coeur in the voice of Patachou, we go through Place Pigalle with the help of Maurice Chevalier and we ask Yves Montand to show us how to get to the Faubourg Saint -Martin. Joe Dassin steers us towards Les Champs-Elysées but it is Marc Lavoine who takes us out of the touristy centre-ville, taking those who hear him to Rue Fontaine, way up in Saint-Denis.
Crossing the Channel we come across the feats of the Royal Mail, starting in Brixton at the Electric Avenue sung by Eddy Grant in 1982 on the Killer on the Rampage album. Also due to then recent MTV the song became a huge worldwide success despite being inspired by the 1981 riots caused by racial tensions, unemployment and racism.
Wandering around London, Gerry Rafferty sings Baker Street while Ben Watt and Tracey Thorn shop windows in Oxford Street and Burt Bacharach ponders how he ever considered entitling the Bond Street that appears on the soundtrack for 1967’s original Casino Royale with the strange name of Home James, Don’t Spare the Horses.
So you sometimes go out in the afternoon
Spend an hour with your lover in his bedroom hear old women
Rolling trolleys down the road
Back to 59 Lyndhurst Grove
Jarvis and his Pulp cohorts close Intro – The Gift Recordings, a 1993 compilation with this reverie about a quiet life while jumping far away, more specifically to the north, in Salford, closer to Manchester, the industrial belt about which in 1980 John Cooper Clarke recited Beasley Street on the LP Snap, Crackle & Bop. When it came out, a few BBC stations decided to censor the line “Keith Joseph smiles and a baby dies / In a box on Beasley Street”, referring the punk poet laureate to the Baronet Keith Sinjohn Joseph, an instrumental key personality in the development of Thatcherism.
And time comes for us to go across a greater water mass, the fish will never lick the stamps, so we jump to the other side of the Atlantic Ocean, to New York City, where the streets have no names and that ends up making things easier for the USPS: Bryan Ferry in Dylanesque singing his favorite bard on Positively 4th Street; the Garçons who played with Marie Girard took their mutant disco to other “foreign places” and so in 1979 they recorded this 25th Street for Philips while flirting with Michael Zilkha and Michel Esteban’s ZE Records.
Always continuing the “northing” of Manhattan, I go from Airily with 42nd Street (Lemongrass Remix) to the Boss in an Incident on 57th Street released in 1973 on the The Wild, The Innocent & The E Street Shuffle LP. It’s just a short hop to the 59th Street Bridge Song by Harpers Bizarre but it’s quite a long way to 103rd Street Boys where Dr. Burroughs was “conducted” by freak brothers Dub Spencer & Trance Hill in 2014 to perform the brilliant William S. Burroughs In Dub. It’s six miles or so to get there…
This week’s sender reads Slaughter On Tenth Avenue by Manfredo Fest, Brazilian keyboardist, composer and conductor, blind from birth who learned to read music in Braille and who began classical studies at a young age. At 17 he fell in love with jazz, before getting involved in the emerging bossa nova coming from Rio de Janeiro in the sixties. In 1967 he moved to the United States, where he would work with Sergio Mendes and where he would live for the rest of his life. The recipient is on Blue Jay Way, north of the Sunset Strip in Los Angeles, in an area known as The Bird Streets.
Widely performed by a wide range of artists such as Bud Shank, Colin Newman, Tracy Bonham and Siouxsie and the Banshees, it was originally released in 1967 on the LP Magical Mystery Tour in a composition by George Harrison, named after a street in the Hollywood Hills, in LA, where Harrison stayed in August 1967. The lyrics document the attempt to find the address in the misty hills as Harrison battled the advances of jet lag after the flight from London to Los Angeles.
As with several of Harrison compositions from this period it incorporates aspects of Indian music, although the Beatles used only Western instrumentation on the track, including a drone-like Hammond played by the author himself. Created during the group’s psychedelic period, the track makes extensive use of studio techniques such as flanging, Leslie rotation and inverted tapes.
While some critics would dismiss the song as monotonous, others even showed admiration for its somber musical quality. Consequence of Sound even described the song as “a haunted house of a hit, adding an ethereal, creepy mythos to the City of Angels”. Perhaps because of its connection to the Californian metropolis Blue Jay Way was one of the first Beatles track that Charles Manson adopted as the basis for his Helter Skelter theory which advocated a counter-culture revolution.
And I love the hate mail I get, the unsigned, misspelled letters I get telling me to go back to Russia or wherever.
Henry Rollins
Go on, this weekend write a postcard, the kind that goes in the mailbox with a stamp and all and send it to someone you haven’t spoken to in a long time.
#staysafe #musicfortheweekend
Manfredo Fest – Slaughter On Tenth Avenue
Big Audio Dynamite – Hollywood Boulevard (Club Mix)
Ray Charles – Lonely Avenue
Patachou – Rue Lepic
Peggy March – In der Carnaby Street
Eddy Grant – Electric Avenue
Renzo Fraiese – 12 Engle Street
The Spirit Of Atlanta – Auburn Avenue
William S. Burroughs, Dub Spencer & Trance Hill – 103rd Street Boys
Gerry Rafferty – Baker Street
Airily – 42nd Street (Lemongrass Remix)
Maurice Chevalier – Place Pigalle
Everything But The Girl – Oxford Street
Dalida – Die Strasse des Lebens ft. Orchester Raymond Lefevre
Turquoise – 53 Summer Street
Rolling Stones – 2120 South Michigan Avenue
Bok Sung Ryu & Latin Koreana – Walking Alone in MyungDong Street
Munk – Rue de Rome
Metropakt – Neue Strassen
Marc Lavoine – Rue Fontaine (Jazzy Vibes Mix)
Simon and Garfunkel – Bleecker Street
Pulp – 59 Lyndhurst Grove
Bryan Ferry – Positively 4th Street
Joe Dassin – Les Champs-Elysées
Gigliola Cinquetti – Auf der Straße der Sonne
Originais do Samba – Do Lado Direito da Rua Direita
John Cooper Clarke – Beasley Street
Harpers Bizarre – The 59th Street Bridge Song (Feelin’ Groovy)
Burt Bacharach – Bond Street
Garçons – 25th Street
Yves Montand – Faubourg Saint-Martin
Sting – Moon over Bourbon Street
Bruce Springsteen – Incident on 57th Street
Rare Earth – Yesterday On Third Avenue
Bobby Womack & Peace – Across 110th Street
Zazie – Rue de la Paix
Oliver Koletzki – Warschauer Strasse
Tosca – Troststrasse
Tom Waits – Kentucky Avenue
The Beatles – Blue Jay Way